Com o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 se aproximando — até 30 de maio — os contribuintes que ainda não acertaram as contas com a Receita Federal precisam ficar atentos. Nas últimas semanas, aumenta significativamente o número de declarações enviadas, o que pode causar lentidão no sistema e até prejuízos financeiros.
O contador Israel Rodrigues, alerta para os riscos de deixar para a última hora. “Muitos contribuintes acreditam que é só reunir os documentos e enviar, mas a verdade é que ainda cometem erros simples, como esquecer rendimentos ou deduções, o que pode levar à malha fina.”, explica.
Outro ponto destacado por Israel Rodrigues é a vantagem de quem se organiza com antecedência. “Quem tem imposto a restituir e enviou logo no início, entrou nos primeiros lotes de pagamento. Ou seja, quanto antes declarar, mais cedo recebe”, ressalta.
Entre os principais documentos exigidos estão: informes de rendimentos de empregadores, bancos e instituições financeiras, comprovantes de despesas médicas e educacionais, além de recibos de aluguéis recebidos ou pagos.
Israel Rodrigues recomenda que, caso o contribuinte ainda esteja com dúvidas ou não tenha separado toda a documentação, procure ajuda profissional o quanto antes. “Evitar a correria dos últimos dias garante mais segurança na hora de prestar contas com o Leão. Deixar para a última hora é um risco desnecessário. A plataforma da Receita pode apresentar instabilidade nos últimos dias, e qualquer problema pode acabar gerando multa por atraso. ”, finaliza.
Sobre o IRPF 2025
O prazo de entrega da declaração do IRPF 2025 vai até 30 de maio. Não entregar a declaração dentro do prazo pode gerar multa mínima de R$ 165,74.
