A Cacau Show se pronunciou oficialmente sobre as denúncias de supostas práticas abusivas e condições irregulares de trabalho em suas franquias. Em nota, a empresa classificou as informações que circulam na internet como “inverídicas” e repudiou as acusações de que promove uma espécie de “seita” interna com controle rigoroso e punições para quem discorda.
“São ataques injustos à nossa história, aos nossos valores e, principalmente, às milhares de pessoas que constroem essa marca com integridade e amor”, declarou a marca no comunicado. Segundo a empresa, sua trajetória de 37 anos é pautada por “trabalho sério, respeito, verdade e coragem”.
As denúncias foram reveladas pelo portal Metrópoles. Franqueados relataram que, após fazerem críticas à gestão da rede, passaram a sofrer retaliações, como o envio de produtos próximos do vencimento.
Outro ponto que chamou atenção foi a descrição de um encontro chamado “Ritual do Cacau”, em que funcionários eram convidados a entrar descalços em uma sala escura, iluminada por velas, e seguir o CEO da empresa, Alê Costa, repetindo cânticos e frases em voz alta. A prática, segundo relatos, não seria obrigatória, mas quem se recusa ou demonstra desinteresse passa a ser alvo de perseguições.
Na nota oficial, a Cacau Show rebateu a acusação afirmando que se trata de uma “vivência sensorial”, oferecida como “experiência cultural e gastronômica”. A empresa classificou o momento como uma prática “espontânea”, semelhante a uma oração coletiva, como o “Pai Nosso”.
“Uma empresa humana, com alma, que ouve, que caminha junto, que constrói com coragem e verdade”, diz outro trecho da nota.
Após o comunicado, a Cacau Show rescindiu o contrato da primeira franqueada a denunciar as práticas, Náira Alvim. A loja foi fechada ainda na segunda-feira, o que ela só soube por meio dos vizinhos.
“Entraram lá e colocaram as placas de ‘fechado’”, disse Náira, que tentava transferir a franquia após se endividar. Segundo ela, a venda estava sendo negociada com mediação da própria Cacau Show, e faltavam apenas alguns dias para o acordo ser oficializado.
Desde então, outros franqueados e ex-funcionários também passaram a relatar experiências semelhantes nas redes sociais.
