A cápsula Soyuz aterrissou com sucesso neste domingo (20) nas estepes do Cazaquistão, encerrando uma missão de sete meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo estavam os cosmonautas russos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner, além do astronauta norte-americano Don Pettit.
Segundo a agência espacial russa Roscosmos, o pouso ocorreu às 6h20 (horário local), próximo à cidade de Zhezkazgan, com auxílio de paraquedas e sem qualquer intercorrência.
O trio passou 220 dias em órbita, completando impressionantes 3.520 voltas ao redor da Terra, de acordo com informações divulgadas pela NASA. A data de retorno coincidiu com uma ocasião especial: Don Pettit celebrou seu 70º aniversário neste domingo, em pleno retorno ao planeta.
Após o pouso, os tripulantes passaram pelos exames médicos de rotina, ainda no Cazaquistão. Em seguida, devem ser encaminhados para centros de recuperação e reintegração.
Don Pettit seguirá em um voo da NASA para o Centro Espacial Johnson, em Houston, EUA.
Já Ovchinin e Vagner retornarão para a base de treinamento da Roscosmos em Star City, na Rússia.
Antes de deixar a ISS, na última sexta-feira (18), Ovchinin transferiu oficialmente o comando da estação ao astronauta japonês Takuya Onishi, em uma tradicional cerimônia de passagem de comando.
