Após anos operando sem publicidade direta, o WhatsApp anunciou que começará a exibir anúncios dentro do aplicativo. Mas, ao contrário do que muitos usuários temiam, os anúncios não aparecerão nas conversas.
Eles serão exibidos apenas na aba de Status, o equivalente do app ao recurso Stories do Instagram.
A mudança segue o modelo já conhecido do Instagram: depois que o usuário assistir a algumas atualizações de Status, um anúncio será exibido. Essa é a primeira vez que o WhatsApp introduz anúncios diretamente em sua interface principal.
Como funcionam os anúncios e o que o WhatsApp coleta
Segundo a Meta, dona do WhatsApp, o sistema de anúncios será alimentado por dados como país, cidade, idioma, canais seguidos pelo usuário e interações anteriores com anúncios.
A empresa enfatizou que não utilizará dados sensíveis para segmentação, como número de telefone, mensagens, chamadas ou grupos.
No entanto, se o usuário tiver conectado sua conta do WhatsApp ao Centro de Contas da Meta, as preferências de conta poderão ser utilizadas para personalizar os anúncios.
Nova fase também permite promover Canais e vender assinaturas
Além dos anúncios, a Meta também vai permitir que empresas e criadores de conteúdo promovam seus Canais na aba de descoberta do WhatsApp.
Essa é uma tentativa de fortalecer o recurso de transmissão em massa da plataforma, que tem ganhado cada vez mais destaque.
Outro detalhe importante é que alguns criadores e empresas poderão cobrar assinatura para liberar conteúdos exclusivos em seus Canais. Esses pagamentos serão processados diretamente pelas lojas de aplicativos (como App Store e Google Play).
Segundo a Meta, mais de 1,5 bilhão de pessoas usam o recurso de Status e Canais todos os dias, número que justifica o movimento de monetização.
Receita vem ganhando força no WhatsApp
Até agora, o WhatsApp vinha gerando receita principalmente com o WhatsApp Business e os anúncios de clique para conversar usados em outras plataformas da Meta. Em comunicados recentes, a empresa afirmou que esses canais vêm crescendo e atraindo mais anunciantes.
Para Alice Newton-Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp, os novos anúncios e funcionalidades de promoção e assinatura representam uma “evolução natural” da plataforma.
“Agora que essas duas frentes cresceram, sentimos que o próximo passo era permitir que as pessoas descubram empresas diretamente dentro do WhatsApp. E esse era um pedido recorrente das próprias marcas”, declarou.
A novidade será liberada globalmente nos próximos meses, segundo a empresa.
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