Fique conectado com a gente

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

WhatsApp vai mostrar anúncios no app pela primeira vez e novidade afeta milhões

Anúncios aparecerão apenas na aba de Status; nova fase busca monetizar app sem comprometer privacidade das mensagens

Tela do WhatsApp exibindo anúncios na aba de Status
Tela do WhatsApp exibindo anúncios na aba de Status (Imagem: Captura de Tela/ YouTube)

Após anos operando sem publicidade direta, o WhatsApp anunciou que começará a exibir anúncios dentro do aplicativo. Mas, ao contrário do que muitos usuários temiam, os anúncios não aparecerão nas conversas.

Eles serão exibidos apenas na aba de Status, o equivalente do app ao recurso Stories do Instagram.

A mudança segue o modelo já conhecido do Instagram: depois que o usuário assistir a algumas atualizações de Status, um anúncio será exibido. Essa é a primeira vez que o WhatsApp introduz anúncios diretamente em sua interface principal.

Como funcionam os anúncios e o que o WhatsApp coleta

Segundo a Meta, dona do WhatsApp, o sistema de anúncios será alimentado por dados como país, cidade, idioma, canais seguidos pelo usuário e interações anteriores com anúncios.

A empresa enfatizou que não utilizará dados sensíveis para segmentação, como número de telefone, mensagens, chamadas ou grupos.

No entanto, se o usuário tiver conectado sua conta do WhatsApp ao Centro de Contas da Meta, as preferências de conta poderão ser utilizadas para personalizar os anúncios.

Nova fase também permite promover Canais e vender assinaturas

Além dos anúncios, a Meta também vai permitir que empresas e criadores de conteúdo promovam seus Canais na aba de descoberta do WhatsApp.

Essa é uma tentativa de fortalecer o recurso de transmissão em massa da plataforma, que tem ganhado cada vez mais destaque.

Outro detalhe importante é que alguns criadores e empresas poderão cobrar assinatura para liberar conteúdos exclusivos em seus Canais. Esses pagamentos serão processados diretamente pelas lojas de aplicativos (como App Store e Google Play).

Segundo a Meta, mais de 1,5 bilhão de pessoas usam o recurso de Status e Canais todos os dias, número que justifica o movimento de monetização.

Receita vem ganhando força no WhatsApp

Até agora, o WhatsApp vinha gerando receita principalmente com o WhatsApp Business e os anúncios de clique para conversar usados em outras plataformas da Meta. Em comunicados recentes, a empresa afirmou que esses canais vêm crescendo e atraindo mais anunciantes.

Para Alice Newton-Rex, vice-presidente de produto do WhatsApp, os novos anúncios e funcionalidades de promoção e assinatura representam uma “evolução natural” da plataforma.

“Agora que essas duas frentes cresceram, sentimos que o próximo passo era permitir que as pessoas descubram empresas diretamente dentro do WhatsApp. E esse era um pedido recorrente das próprias marcas”, declarou.

A novidade será liberada globalmente nos próximos meses, segundo a empresa.

Para mais atualizações, siga o perfil @todasasnoticiasbr

Leia também

Tecnologia

Smartphone T1 será fabricado nos EUA e vendido por US$ 499; plano mensal inclui serviços extras e faz referência aos mandatos presidenciais de Trump

Entretenimento

Com milhões de downloads, esses jogos grátis para celular conquistaram o público e entregam mais diversão que muitos títulos pagos

Tecnologia

Nova experiência com IA já está em testes no Brasil e pode transformar a forma como buscamos informações na internet

Tecnologia

Editor de imagens popular nos anos 2010 volta a receber atenção com nova interface e recurso de favoritos